Antes de tudo quero deixar bem claro que não sou fotógrafo, portanto escrevo a partir da minha experiência em fotografar os trabalhos feitos aqui no Drika Artesanato, um pouco de leitura técnica e também pela paixão em fotografar.
Caso algum fotógrafo leia o texto, queira desculpar pelos eventuais erros de conceito!
Neste último ano tirei muitas fotografias, foram muitos cliques em várias posições diferentes, locais diferentes e situações diferentes. Até que achei a configuração do nosso “estúdio” combinado com o local que mais me agrada.
5 Dicas para fotografar (bem) artesanato
1. Conheça bem a sua câmera fotográfica
Teste as várias configurações, fuja um pouco do automático e caso você tenha tempo e disposição experimente várias posições na hora de fotografar. Atualmente as câmeras fotográficas vem com várias configurações para determinadas situações como por-do-sol, noite, neve, retrato, etc. Nossa câmera é bem antiguinha, mas ainda nos ajuda muito e ela tem uma configuração manual, ou seja, temos que definir todos os parâmetros é aí que brinco muito, claro, quando tenho tempo de tirar várias fotos da mesma cena.
2. Aproveite a luz natural
Exceto se for uma casa super iluminada ou próximo a uma entrada de luz. Eu muito raramente tiro fotos dos nossos trabalhos dentro de casa. Tudo bem confesso, no começo do blog tiramos muitas fotos dentro de casa, mas aprendemos! APROVEITE ao máximo a luz natural e EVITE ao máximo utilizar flash!
3. Evite fundos estampados e coloridos
Prefira sempre fundos neutros, eu prefiro sempre o branco a não ser quando o artesanato a ser fotografado tenha grande quantidade de branco, daí utilizo um fundo bege clarinho. Nada de tirar fotografias em cima do sofá, na cama, etc.
4. Monte um estúdio (caseiro) para fotografar
Eu desenvolvi um estúdio que me ajuda muito e ele é muito fácil de fazer. Você precisará de um tecido branco 1,00 x 1,40 mt, barbante, prendedores de roupa e pregos.
Afixe dois pregos na parede ou pode ser parafusos também e amarre o barbante, formando um pequeno varal na parede. Como visto na imagem abaixo.
Agora vamos prender o nosso tecido com prendedores, o bom é que ele é móvel né!? veja que deixamos o tecido ir bem para frente da parede, formando uma “barriga”, veja que o tecido não desce reto junto a parede.
Nós colocamos a nossa corujinha bem a frente e com o tecido colocado da forma como descrito acima é formado um fundo infinito, você não verá quando começa e nem quando termina. Esta foto foi apenas para você ter uma visão geral…
Agora sim, enquadramos bem de perto e clicamos o nosso artesanato! Observe o fundo como fica neutro e o destaque é todo transferido para o objeto!
5. Para fotografar objetos de perto ative a macro
Na sua câmera deve ter uma florzinha nos modos de ajuste (atualmente todas tem), você sabe para que ela serve? Não? Para fotografar macro! Falei grego? Macro são as fotografias feitas bem de perto, normalmente é utilizada para fotografar flores e insetos.
No nosso caso, a macro ajuda a fotografar bem de perto e sem embaçar o objeto. Se você não ativar a macro quando chegar perto do objeto ele ficará desfocado.
OBS: Esta é a nossa câmera que nos ajuda muito!
Esta foto foi feita com a macro ativada.
Aqui já é uma composição diferente, quando ativamos a macro a câmera focará o que está perto e desfocará o que está mais longe! Veja que efeito interessante.
Componha um cenário legal e bem colorido, foque no objeto mais próximo (sempre com a macro ativada), enquadre e clique!
Um ótimo lugar para você ver o excelente uso da fotografia no artesanato é o blog Ei Menina! da artesã Érica Catarina.
Veja mais ideias de Negócios & Oportunidades:
Você precisa de mais ideias sobre Negócios & Oportunidades? Visite todos os nossos posts sobre Negócios & Oportunidades clicando aqui nesse link!