Anúncios

Fluxo de Caixa Para Artesanato » Descubra o Que é e Veja a Importância Dessa Ferramenta Com Dicas Práticas!

O fluxo de caixa para artesanato é um tema muito importante e deve ser dominado por todos que pretendem transformar sua arte em um negócio.

É assim que você conseguirá controlar melhor suas entradas e saídas e acompanhar a lucratividade e os custos médios da sua empresa.

Se você não sabe o que é fluxo de caixa – e nem como começar a fazê-lo, não precisa se preocupar.

Neste conteúdo, nós explicamos tudo detalhadamente. Confira!

O que é fluxo de caixa?

O que é fluxo de caixa

O que é fluxo de caixa | Foto

O fluxo de caixa é o controle de todas as entradas e saídas dos recursos financeiros do seu negócio.

A entrada é referente a todas as vendas de produtos ou serviços, que geram renda para a sua empresa.

Já as saídas são os pagamentos e custos. O ideal é que as entradas sejam sempre superiores as saídas, gerando um saldo positivo e equilibrando a sua empresa.

Importante:

Uma característica do fluxo de caixa é a sua temporalidade.

Ele pode ser diário, semanal, mensal ou anual e é uma das mais importantes ferramentas de gestão financeira para os negócios, inclusive no ramo do artesanato.

A partir dele, você conseguirá estimar sua vida financeira e saber se precisará tomar ações que ajudem a equilibrar o caixa, como promoções ou outras ações de vendas.

Garantindo que haverá saldo suficiente para pagar as suas contas e manter o negócio girando.

Qual a importância do fluxo de caixa para artesanato?

Qual a importância do fluxo de caixa para artesanato

Qual a importância do fluxo de caixa para artesanato | Foto

Muitos artesãos acreditam que podem dispensar o fluxo de caixa, por terem um negócio mais informal.

Porém, quando essa ferramenta é usada de maneira adequada, ela traz uma série de vantagens e favorece a profissionalização.

Alguns dos benefícios do fluxo de caixa para artesanato são:

  • saber exatamente se você está tendo lucro ou prejuízo;
  • conseguir projetar quanto de dinheiro entrará e sairá nos próximos meses e tomar decisões financeiras baseadas nesse planejamento;
  • organizar melhor as datas de pagamentos das contas, equilibrando seu caixa e evitando ficar sem dinheiro para pagar as despesas ou para comprar matéria-prima, por exemplo;
  • manter um registro da data certa em que você paga seus fornecedores;
  • conseguir comparar mês a mês e entender o comportamento financeiro do seu negócio e se ele está em crescimento ou em declínio.

Hora de tomar uma decisão

A partir dessas informações, é mais fácil decidir, por exemplo, quando fazer promoções, quais novas dívidas você pode contrair, se está na hora de expandir seu negócio (por exemplo abrindo uma loja física) ou se é preciso reduzir os custos fixos, entre outras ações.

Tudo isso favorece o equilíbrio financeiro, algo extremamente necessário para que o seu negócio cresça e dê lucro!

Como fazer meu fluxo de caixa?

Já está convencido da importância, mas não sabe como fazer fluxo de caixa para artesanato? Separamos algumas dicas importantes.


Escolha a ferramenta certa

Escolha a ferramenta certa

Escolha a ferramenta certa | Foto

O fluxo de caixa pode ser feito de várias maneiras, desde com o livro caixa tradicional, até com opções mais tecnológicas como planilhas e softwares de controle.

O mais importante é escolher a ferramenta com a qual você tem afinidade e conseguirá trabalhar sem problemas ou sem o risco de perder informações por não conseguir acessar corretamente.

Independentemente da ferramenta, é importante incluir alguns campos no seu fluxo de caixa, que são: entradas, saídas, saldo e resultado do mês.

Dica:

Você também poderá adicionar campos como: previsão de entradas, previsão de saídas, previsão de saldo, saídas totais reais e entradas totais reais.

Esses últimos itens são opcionais e ajudam você no planejamento, como estimativa de vendas ou de custos – ficando mais fácil comparar, depois, com a realidade e entender como o seu negócio está em relação às suas previsões.

Entradas

Fluxo de caixa para artesanato: entradas

Fluxo de caixa para artesanato: entradas | Foto

As entradas são referentes a toda entrada de dinheiro da sua empresa, que pode ser pela venda de produtos, aulas e demais itens que você comercialize no mês e que gerem caixa para a sua empresa.

Saídas

Aqui, você deverá anotar tudo o que você gasta para manter o seu negócio girando.

Por exemplo: matéria-prima, energia elétrica, água, aluguel do ponto, servidor do site, agência de marketing, embalagens, etiquetas, internet etc.

Não esqueça:

Anote todos os gastos, mesmo aqueles pequenos que parecem irrelevantes.

No final do mês, quando somados, eles podem impactar no financeiro do seu negócio.

Para um controle melhor, a dica é guardar todas as notas das compras e ir lançando conforme você for pagando as contas e comprando os itens, para não se esquecer.

Saldo

Fluxo de caixa para artesanato: saldo

Fluxo de caixa para artesanato: saldo | Foto

O saldo inicial mostra o quanto você tinha disponível no começo do mês e o saldo final mostrará o valor restante no final deste mês.

Tome Nota :

Para calcular o saldo é muito simples, basta subtrair o total das entradas do total das saídas.

O ideal é que seu saldo final seja sempre positivo, mostrando que a empresa está apurando lucro. Se você fechar o mês no vermelho, é preciso atenção.

Reveja seus custos, analise suas vendas e pense em como você poderá melhorar a situação para os próximos meses, evitando que essa situação se torne uma constante.

É normal que em alguns meses você tenha uma baixa nas vendas e em outras, uma alta, especialmente se você trabalha com vendas sazonais, como lembrancinhas ou itens de decoração para datas comemorativas.

Nesse caso, atente-se ao saldo do ano ou do semestre, que precisa ser positivo, fazendo com que os ganhos compensem as perdas.

Acompanhar o seu saldo é uma ótima maneira de verificar a saúde financeira do seu negócio no ramo do artesanato e pensar em soluções para que os problemas sejam resolvidos.

Dicas para um bom fluxo de caixa

Dicas para um bom fluxo de caixa

Dicas para um bom fluxo de caixa | Foto

Algumas dicas são importantes para manter seu fluxo de caixa sempre funcionando:

  1. crie o hábito de atualizar o fluxo de caixa todos os dias ou a cada movimentação, assim você não corre o risco de esquecer de lançar alguma entrada ou saída;
  2. faça uma previsão antes de iniciar o mês de todas as entradas e saídas, assim você conseguirá planejar melhor a sua vida financeira. De posse dos custos fixos, por exemplo, fica mais fácil analisar o quanto você precisará vender apenas para cobrir esses custos;
  3. acompanhe se a previsão está de acordo com a sua realidade e confira as vendas semanalmente, caso elas estejam baixas, será possível pensar em ações antes de fechar o mês;
  4. sempre acompanhe o seu caixa e o saldo disponível, verificando se você tem dinheiro suficiente para arcar com as suas contas;
  5. planeje o pagamento das contas fixas para os dias do mês que você tem mais saldo;
  6. cuidado na hora de lançar as vendas a prazo, apenas lance no fluxo de caixa o que você recebeu efetivamente e coloque no campo de “previsão de entradas” o valor que receberá nos próximos meses;
  7. planeje seus gastos apenas de acordo com o que você tem de dinheiro efetivo. Não conte como certo com o dinheiro da venda a prazo, por exemplo, pois o cliente poderá atrasar alguma prestação e você ficará sem caixa para arcar com as dívidas;
  8. quando for estimar as despesas que não são fixas, sempre estime-as para mais, assim você não sofrerá com “surpresas desagradáveis”.

Conclusão

Viu só como o fluxo de caixa para artesanato é uma ferramenta extremamente importante?

Como este é um tema muito procurado, nós produzimos vários artigos sobre Negócios. Vale uma visita!

Ajude os seus amigos artesãos e compartilhe este post nas suas redes sociais!

Passo a Passos Grátis por E-mail!

As melhores ideias de artesanato em seu e-mail gratuitamente...

 

Todos os tipos de artesanatos, com feltro, tecido, madeira, EVA e muito mais!

Moldes Grátis?

SIM! Receba direto no seu email os nossos melhores moldes!