Anúncio
Anúncio

Artesanato: seu hobby ou sua profissão?

O questionamento sobre o artesanato ser um hobby ou uma profissão é muito subjetivo. Isso porque, na verdade, o artesanato é as duas coisas – e muito mais. Hoje, o artesanato é hobby, é profissão, é garantia de saúde física e mental, e é uma atividade de lazer e entretenimento.

É muito legal ver (muitas) mulheres e (alguns) homens que conseguem fazer do artesanato sua principal fonte de renda. E o mais legal é saber que muitas dessas pessoas começaram sem a pretensão de ganhar dinheiro com artesanato, pois buscavam apenas uma maneira de se livrar do estresse da vida diária ou buscavam uma atividade para ocupar um tempo vago na agenda.

Anúncio
Anúncio
Anúncio

O artesanato é um mercado de comércio que está em grande expansão no Brasil e no mundo. Atualmente, muitos artesãos brasileiros conseguem exportar suas peças para outros países, gerando renda e empregos para diversas pessoas no Brasil. É um verdadeiro orgulho saber que a cultura, a sensibilidade e a criatividade do artesão brasileiro tem tocado corações em diversas partes do planeta.

Como já mencionado, muitas pessoas começam no artesanato por acaso. Geralmente, elas chegam às escolas e grupos de artesanato por orientação médica ou por vontade de aprender uma atividade diferente. Com o tempo, elas percebem que o artesanato pode ser uma boa alternativa de renda extra ou renda fixa mensal. Quando isso acontece, muitos artesãos buscam se profissionalizar e se formalizar na atividade.

Assim, o artesanato, que era visto como hobby para as horas de folga, acaba se transformando em trabalho.

Artesanato hobby ou profissaoExistem diversas técnicas de artesanato e todas têm boa aceitação no mercado. Em alguns casos, os artesãos começam com negócios e vendas modestas e, depois, se tornam verdadeiros artistas plásticos, com ateliê próprio e até lojas virtuais. Com isso, aquela atividade que tinha o objetivo de simplesmente tirar alguém da depressão, ganha um novo horizonte e se transforma num negócio próprio, capaz de melhorar a autoestima, trazer felicidade e realização pessoal e garantir o sustento de uma família.

O artesanato proporciona para muitas pessoas a chance de exercer uma profissão com paixão. Muitos artesãos, além de venderem suas peças, também se encantam com o fato de poder ensinar suas técnicas. Nós aqui do Drika Artesanato temos muitos artigos de artesanato passo a passo, repassar os conhecimentos adquiridos é uma forma de agradecer à vida pelas bênçãos que o artesanato pode trazer para o dia a dia.

O artesanato é realmente um trabalho, uma fonte de renda, um hobby e, acima de tudo, uma terapia. Esse é o desejo de muitas pessoas: trabalhar no que gosta e conseguir se sustentar com alegria. Hoje, o artesanato é visto como um delicioso negócio, que faz bem para a alma, para o coração e para o bolso de diversas pessoas. Então, se você começou no artesanato apenas por Hobby, que tal começar a pensar em se profissionalizar na área?

Quando o hobby vira profissão

Quando um hobby vira profissão, dizemos que o profissional ganha o melhor presente que o universo e o destino poderiam lhe dar. Com essa situação estabelecida, o artesão será capaz de gerar renda, trabalhar com o que ama e aumentar sua autoestima. Não há nada melhor do que profissionalizar uma atividade artesanal. Com isso, as pessoas conseguem transformar o prazer em trabalho.

Além de gerar renda, o artesanato também combate problemas de saúde mental. A união da arte com a saúde resulta numa proposta terapêutica muito eficiente. Por isso, existem diversos grupos de artesanato espelhados pelo Brasil.

A realização de trabalhos manuais é muito importante para combater várias doenças. Assim, podemos dizer que o artesanato é uma das únicas profissões que promove a saúde e o bem estar de seus profissionais.

Para transformar um hobby em profissão, você só precisa escolher uma área do artesanato para se especializar. Aqui no Drika Artesanato temos várias seções para ajudar a você escolher uma técnica: Artesanato com EVA, Artesanato em Feltro, Artesanato em tecido e muito mais. São muitas as opções de artesanato, basta que você encontre o tipo de arte que te agrada mais.

Uma tendência bastante positiva do mercado de artesanato é produzir peças com o uso de materiais recicláveis. Você pode optar por artesanato com reciclagem para preservar o meio ambiente e promover a sustentabilidade. Dessa maneira, além de fazer o bem para si mesmo, você também ajudará o planeta.

Por exemplo neste artigo nós fizemos potes decorados com garrafas pet !

Artesanato com garrafa pet aprenda a fazer

Uma atividade prazerosa

O artesanato é uma atividade extremamente prazerosa. Para tornar o momento das produções ainda mais agradável, coloque música na sua rotina de trabalho. Com essa união você vai garantir um relaxamento em dobro.

Se você participa de um grupo de artesanato, aproveite os encontros para trocar experiências. Faça com que o artesanato traga um novo sentido para a sua vida e seja mais feliz.

O artesanato é uma atividade que fortalece a autonomia, melhora a concentração e a memória e promove o bem estar. Não seria bom ter tudo isso como instrumento de geração de renda?

Para conseguir se profissionalizar no artesanato, é preciso estudo, prática e dedicação. O artesanato, como qualquer outra forma de arte, melhora com o tempo, com o treino constante.

Se você ainda está em dúvida se deve entrar para o mundo do artesanato, aqui vai uma dica: a arte pode transformar sua vida e a forma como você encara seus desafios. Mesmo que você pense que não tem talento para bordar, pintar, desenhar ou costurar, procure uma escola ou um grupo de artesanato. Não custa nada tentar uma nova atividade!

Agora que você já conhece melhor as oportunidades de desenvolvimento do artesanato como profissão, é hora de começar a pensar em formas de ganhar dinheiro com artesanato. Mostre seu talento ao mundo e tenha reconhecimento no universo do artesanato! Você pode acabar levando o artesanato como sua principal fonte de renda, lazer, diversão e felicidade plena!

Gostaram? Conte pra gente o que vocês acharam!

Oferta Especial para Você!

Clique Aqui!
Anúncio

Não vá embora sem deixar um comentário!

Anúncio
Anúncio

Antes de você ir...
Que tal baixar a nossa Apostila GRATUITA com 10 Moldes de Corujas!?

Os moldes estão em tamanho real e prontos para impressão. Facilite o seu dia a dia!

Digite o seu melhor e-mail na caixa abaixo e clique no botão...
x