Anúncios
Anúncios

Como Vender Artesanato? Dicas de Marketing Que Você Precisa Conhecer!

Muitos artesãos que começam a trabalhar no setor se questionam sobre como vender artesanato – e se essa é realmente uma possibilidade rentável.

Anúncios


Não existe nenhuma fórmula milagrosa e é essencial pensar em estratégias de marketing para criar uma marca e vender seu produto artesanal.

Se você não tem ideia de por onde começar esse processo, não precisa se desesperar.

Nós montamos um guia completo de como vender artesanato com as principais dicas de marketing que vão lhe ajudar a destacar a sua empresa e aumentar o número de clientes. Confira!

Crie sua marca

Crie sua marca

Crie sua marca | Foto

O primeiro passo é pensar em deixar o seu negócio ainda mais profissional. Para isso, é indispensável criar uma marca que será a forma pela qual seus clientes vão conhecer a sua empresa.

Atenção:

Criar uma marca vai além de pensar em um nome e desenvolver um logotipo. É preciso analisar a personalidade do seu negócio, os diferenciais e a missão, visão e valores.

Pense em um nome que tenha relação com o produto que você vende e com o público que deseja alcançar. É importante que o nome seja fácil de lembrar, curto e simples de escrever.

Pense nas grandes marcas, a maioria têm nomes simples, que se fixam na mente dos consumidores.

Depois, coloque no papel a personalidade da sua empresa. Se ela fosse uma pessoa, quais características teria? Ela pode ser: inovadora, criativa, familiar, sustentável, pet friendly etc.

Lógico que essas características devem ter relação com o produto que você faz e vende. Não adianta, por exemplo, criar uma marca sustentável, mas usar embalagens que poluem o meio ambiente ou ingredientes e matérias-primas duvidosas.

Pense, ainda, nos diferenciais da sua empresa. O que você faz de diferente nos seus produtos artesanais que os tornam únicos?

Pode ser uma técnica que só você domine, matérias-primas de qualidade, atendimento personalizado, variedade de produtos etc. É importante entender o seu diferencial para focar nisso nas suas comunicações.

A missão, visão e valores também fazem parte desse planejamento inicial. A missão é o propósito do negócio, o “para quê” a sua empresa existe.

Pode ser, por exemplo, facilitar a vida de futuras mamães, trazer aconchego para os espaços, levar mais sustentabilidade às famílias, enfim, uma série de possibilidades dependendo do que você produz.

A visão é onde o seu negócio deseja chegar ou como você gostaria que a sua marca fosse reconhecida daqui 5, 10 ou 20 anos. Por exemplo: ser líder do setor, ser reconhecida como uma empresa parceira, entre outros.

E os valores são os princípios ou crenças que servem como guia para as ações da sua marca. Por exemplo: ética, preocupação com o meio ambiente, cuidado com a confecção de cada peça, atendimento personalizado aos clientes etc.

Esses valores precisam ser transmitidos nas suas publicidades e também na confecção de cada produto.

Essa é a parte de planejamento e é essencial para criar uma marca forte e diferenciada.

Pense na identidade visual

Pense na identidade visual

Pense na identidade visual | Foto

Agora que você já tem a sua marca estruturada, é hora de criar uma identidade visual que irá representar todos esses pontos e também ajudará a diferenciar a sua empresa das demais do setor.

Muitos artesãos pensam que esses passos são desnecessários. Mas eles estão enganados.

Afinal, uma identidade visual bem produzida e uma marca bem elaborada passam mais credibilidade e profissionalismo, além de ajudar o consumidor a identificar de qual artesão ele deseja comprar, procurando por aqueles que tenham valores próximos aos seus.

Importante:

Se você não tem muita familiaridade com o desenvolvimento de logos e o design, a recomendação é contratar um profissional para isso. Lembre-se que a identidade visual da sua empresa é o primeiro contato que seu cliente tem com a sua marca.

Uma boa identidade visual atrai, encanta e comunica os seus diferenciais, aumentando a confiança no produto. Por isso deve ser única, simples e ter relação com o seu público e o seu negócio.

Entenda seu público-alvo

Entenda seu público-alvo

Entenda seu público-alvo | Foto

Outro pilar fundamental do marketing é o público-alvo, ou seja, as pessoas que você deseja atrair e para quem você venderá seus produtos.

O público depende muito do tipo de artesanato que você produz – e poderá ser variado no caso de artesãos que atendem vários nichos.

Entender o seu público é fundamental para saber como vender artesanato.

Afinal, você compreenderá melhor o que essas pessoas querem, quais produtos consomem mais, o que veem como diferencial nas peças, quais redes sociais e fontes de informação elas usam, entre outras questões.

Definir o público não deve ser feito com “achismos”, mas com dados reais. Você pode conversar com as pessoas para as quais já vende, criar pesquisas e compartilhar em fóruns e grupos, analisar dados do Sebrae e de outros órgãos etc.

Algumas informações importantes que você deve saber sobre seu público são:

  • idade;
  • faixa de renda;
  • escolaridade;
  • localização;
  • fontes de informação;
  • redes sociais que mais usam;
  • produtos artesanais que mais consomem;
  • itens importantes nos produtos artesanais e diferenciações que buscam.

Por exemplo, você pode produzir peças de feltro para vender focando no setor de maternidade.

Ao entender melhor o seu público-alvo, você conseguirá definir em quais redes sociais as mamães estão, que tipos de produtos elas mais procuram, temas que estão em alta, faixa de preço que estão dispostas a pagar pelos itens, como gostam de ser atendidas, entre outras questões.

Tudo isso impacta fortemente na maneira como você anuncia, produz e vende as suas peças artesanais.

Foque nas melhores redes sociais

Foque nas melhores redes sociais

Foque nas melhores redes sociais | Foto

Ao entender as características do seu público-alvo, você também entenderá quais redes sociais são melhores para vender o seu produto.

De uma forma geral, o Facebook e o Instagram são as mais usadas. Mas existem outras interessantes, como o Pinterest.

Tome Nota!

Nas redes sociais, é importante criar um perfil profissional. Ou seja, crie uma página para o seu negócio de artesanato e não use o seu perfil pessoal no processo.

Use a sua identidade visual como foto principal e foque nas postagens. No Facebook, você também poderá usar grupos relacionados ao seu público-alvo para vender seus produtos.

Voltando ao exemplo do feltro para maternidade. É possível anunciar produtos em grupos relacionados à maternidade, futuras mamães, bebês etc.

Além de postar seus produtos nas redes sociais da sua marca, crie outros conteúdos interessantes para envolver o seu público.

Nos Stories, por exemplo, você pode fazer pequenos vídeos mostrando como é a produção dos itens artesanais.

E não se esqueça de sempre responder aos comentários e mensagens enviadas às suas páginas. Seja gentil, educado e solícito e procure resolver todos os problemas.

Faça boas imagens dos produtos

Faça boas imagens dos produtos

Faça boas imagens dos produtos | Foto

As imagens são muito importantes na hora de vender artesanato. Então, foque em fazer boas fotos, com uma iluminação adequada e um ótimo enquadramento.

Na hora de fotografar, procure um bom lugar para isso. Tome cuidado com o fundo da imagem.

Nada pior do que um fundo que chame mais atenção do que o produto, por exemplo com seu ateliê bagunçado. Se for possível, tente colocar o produto em um fundo branco.

Para postar no Instagram, use os filtros, mas com moderação. Tome cuidado para que essa edição não altere muito o seu produto, a ponto de confundir o consumidor.

Aposte também em uma boa descrição dos produtos para venda, explicando o tamanho, técnica e materiais usados, o que contém a venda, o que pode ser personalizado, entre outros detalhes essenciais que passam confiança ao comprador.

Atenção aos marketplaces

Atenção aos marketplaces

Atenção aos marketplaces | Foto

Se a ideia é vender artesanato pela internet, os marketplaces podem ser uma ótima porta de entrada. Afinal, eles contam com um público fiel e com um grande número de acessos.

O elo7 é sem dúvida o mais conhecido no Brasil. Além dele, existem outros como Etsy e também o Mercado Livre.

Para conseguir boas vendas nessas plataformas, é importante fazer boas fotos dos seus produtos, incluir uma descrição detalhada que tire todas as dúvidas do consumidor e oferecer várias formas de pagamento e de envio.

Pense nas embalagens criativas e na experiência de compra.

Não se Esqueça!

A embalagem faz toda a diferença na forma como o cliente recebe o seu produto. Quanto mais interessante ela for, melhor será a experiência do consumidor com a sua marca.

Então, pense em embalagens que valorizem o seu produto e o diferencie. Caso vá enviar o produto pelos Correios ou transportadora, a embalagem também precisa ser resistente.

Dentro do pacote, que tal algum mimo, como um cartão agradecendo a compra, um panfleto com outros produtos ou um recadinho bacana para seu cliente?

Toda a experiência de compra tem que ser positiva, para que esse consumidor indique sua marca e volte a comprar de você.

Isso significa responder rapidamente as mensagens, cuidar do envio, ter produtos de qualidade e com bom acabamento e também cuidar do pós-venda, por exemplo enviando uma mensagem ao cliente para saber se ele recebeu e se gostou do item.

Se você aplicar todas essas dicas, será mais fácil captar clientes e aumentar o seu lucro.

Você ficou interessada por este assunto? Não espere mais, nós temos muitos artigos sobre Negócios!

Agora que você já sabe como vender artesanato, que tal ajudar seus amigos? Compartilhe este post nas suas redes sociais!

Anúncios

Você Ama Artesanato em Feltro e Quer Viver Dessa Arte? Então Conheça a Escola de Feltro!

A Escola de Feltro é uma comunidade online dedicada ao artesanato em Feltro.

Lá tem centenas de aulas em vídeo e moldes.

Você vai aprender passo a passo a fazer os artesanatos que sempre sonhou.

Faça trabalhos mais bonitos, com técnicas diferenciadas que vão atrair clientes e aumentar as suas vendas.

Aqui você vai aprender os segredos e técnicas das maiores artesãs do Brasil!

Você Ama Artesanato em Feltro e Quer Viver Dessa Arte? Então Conheça a Escola de Feltro!

A Escola de Feltro é uma comunidade online dedicada ao artesanato em Feltro.

Lá tem centenas de aulas em vídeo e moldes. Você vai aprender passo a passo a fazer os artesanatos que sempre sonhou.

Faça trabalhos mais bonitos, com técnicas diferenciadas que vão atrair clientes e aumentar as suas vendas.

Aqui você vai aprender os segredos e técnicas das maiores artesãs do Brasil!

Moldes Grátis?

SIM! Receba direto no seu email os nossos melhores moldes!

Passo a Passos Grátis por E-mail!

As melhores ideias de artesanato em seu e-mail gratuitamente...

 

Todos os tipos de artesanatos, com feltro, tecido, madeira, EVA e muito mais!