Você trabalha muito e vende pouco artesanato?
Este texto foi escrito é exclusivamente para você que busca aumentar as vendas de artesanato e ter uma renda realmente atrativa no final do mês.
Para melhorar a sua lucratividade com a venda de produtos artesanais, criamos este roteiro prático com 9 dicas e ideias que poderão aumentar consideravelmente as suas vendas!
Conquistar clientes novos todos os dias nem sempre é fácil, por isso mesmo, é importante manter sempre por perto aquelas pessoas que já compraram algo e podem voltar a comprar.
Você ficou interessada? Continue a leitura deste artigo e vamos em busca de novas vendas!
Dicas Práticas e Fáceis de Seguir para Aumentar as Vendas de Artesanato
Esteja na Internet
Se você ainda não trabalha com a venda de artesanato pela internet, está simplesmente perdendo dinheiro. É isso mesmo! A internet oferece uma vasta possibilidade para vender peças de artesanato, seja em uma loja virtual, loja de terceiros e até mesmo em meio às redes sociais.
É importante que você tenha uma loja virtual bem estruturada, caso contrário, trabalhe com sites de terceiros como o ELO7.
Veja mais sobre onde e como vender pela internet.
Investir em marketing digital não é um custo
Investimento não é custo, lembre-se disso. Custo é algo que não irá lhe trazer retorno. Quando você investe em campanhas de marketing rapidamente terá um aumento de vendas e, consequentemente, seu faturamento aumenta, pagando o investimento e obtendo um ROI (retorno sobre investimento) muito alto.
Lucros é o que importa!
Aprenda a utilizar as redes sociais
Você tem noção do poder das redes sociais para vender produtos? O Facebook então, é formidável.
Crie uma fanpage e anuncie cada produto novo que fez, lembre-se de executar isso diariamente e, quando não tem um produto novo, reposte os demais.
Muitas pessoas compram pelo que vêm, o que digo com isso: imagens de boa qualidade tendem a aumentar as vendas de artesanato em até 70%, realmente faz diferença! Principalmente nas redes sociais, uma boa imagem irá aumentar seus lucros.
Alternativas de Pagamento
Se você já tem uma loja virtual é mais fácil, basta integrar os sistemas de pagamentos como PagSeguro ou Moip e o usuário pode efetuar o pagamento em até 12x no cartão.
Estas alternativas de pagamento aumentam a taxa de conversões em compra e, não só isso, um dado ainda mais importante: a quantidade de compras que cada consumidor faz é maior, eles gastam mais em virtude das facilidades de pagamento.
Promoções Virais em Redes Sociais
Esta é uma das melhores maneiras de conseguir atingir um grande público para comprar artesanatos, e o melhor de tudo, gastando quase nada.
Experimente fazer o seguinte para aumentar as vendas de artesanato:
Lance um sorteio de determinada peça de artesanato, sendo que, irão participar, aqueles que compartilharem a promoção e curtirem a sua página oficial. É impressionante o efeito viral que os sorteios possuem.
Posicione-se como autoridade no assunto
Quer aumentar as vendas de artesanato e levar seu negócio a outro patamar? Torne-se autoridade no assunto e os clientes irão buscar seus produtos.
Isso pode ser feito através de cursos, conteúdos ricos em blogs, vídeos e até mesmo e-books. Isso tornará a sua empresa conhecida, e não só isso, permitirá que você ingresse em um ramo de cursos posteriormente, o que é bastante lucrativo.
Determine um nicho específico
Tratar o quesito nicho é sempre uma tarefa complicada, contudo, imprescindível para aumentar em mais de 112% as vendas de artesanato da sua empresa.
Escolher um público-alvo/nicho que irá trabalhar, em um primeiro momento, pode parecer restringir a clientela e sinônimo de vender menos, mas não é!
Quando você trabalha com nichos específicos a taxa de conversão de meros “visitantes” para compradores é maior, consequentemente as vendas aumentam e você ganha mais dinheiro, sem contar o fato de ser mais fácil se tornar autoridade no assunto.
Estabeleça um nicho específico para as vendas de artesanato, gaste tempo com isso, pois realmente vale a pena.
Você pode ter mais de um nicho, desde que trabalhe de forma especifica para eles.
Programas de Fidelidade
Pesquisas apontam que é 3x mais barato conseguir vender para quem já é cliente. Ou seja, investir nos seus próprios clientes para incentivá-los a comprar novamente é uma excelente maneira de aumentar as vendas de artesanato e ao mesmo tempo gastar pouco.
Uma das maneiras de incentivar a compra é através de programas de fidelidade do seu negócio.
Está sem ideias para isso? Ajudo, acalme-se!
Fazer um programa de arrecadação de pontos que podem servir como descontos para compras futuras é uma excelente opção. Isso incentiva a compra rotineira, mas deve ser algo possível de o comprador atingir e realmente ser vantajoso.
Tenha um bom pós-venda
Ainda seguindo o princípio acima de que vender artesanato para quem já é cliente é mais fácil do que conquistar novos, um bom pós-venda fará toda a diferença.
Lembre-se, quando você foi muito bem atendido por uma loja, você pensou em comprar novamente de lá, correto? É assim que seus clientes precisam se sentir, satisfeitos com o serviço.
Para ajudar você com algumas ideias:
- Ligue para verificar se o artesanato chegou corretamente e sem defeito;
- Procure sempre enviar o quanto antes, para que a entrega ocorra no prazo;
- Envie e-mail para verificar como foi à compra, tudo ocorreu bem e se o cliente tem alguma dúvida/sugestão para a empresa;
- Ofereça todos os canais de comunicação possível, telefone, e-mail, Skype, whattsapp e chat online (aumenta muito as vendas);
Estas são boas formas de melhorar o seu pós-venda e tornar os clientes antigos eternos compradores dos seus produtos.
Veja mais ideias de Negócios & Oportunidades:
Você precisa de mais ideias sobre Negócios & Oportunidades? Visite todos os nossos posts sobre Negócios & Oportunidades clicando aqui nesse link!