[ Embalagens Criativas ] Deixe o seu artesanato surpreendente!

Nós já falamos aqui sobre como é importante você investir em itens e matérias-prima que ajudem a valorizar o seu artesanato – e com isso aumentar a sua margem de lucro e tornar o seu negócio bem mais rentável.

E, entre as dicas que demos, uma estava relacionada às embalagens. Embora nem todos os artesãos considerem esse item, ele é extremamente importante para agregar valor ao seu produto, destaca-lo no ponto de venda e ainda demonstrar mais capricho e cuidado com as suas peças.

Além das embalagens tradicionais feitas com papelão ou papel cartão, existem muitos outros materiais que você poderá usar, deixando a sua embalagem mais criativa – e encantando ainda mais o seu cliente.

 Negócio Lucrativo com Artesanato: Este artigo faz parte da nossa série especial com dicas, sugestões e muita informação para você construir um negócio sólido com o seu artesanato. Se você perdeu algum artigo é só clicar aqui!

As ideias são inúmeras e englobam materiais recicláveis, tecido, MDF, celofane e muitos outros. O ponto fundamental é sempre tentar buscar criar uma embalagem que proteja o seu artesanato, mas que também ajude a transmitir a essência da sua marca.

Por exemplo, se você produz sabonetes artesanais em formatos criativos e inusitados, que tal pensar em uma embalagem que valorize a sua criação e que também seja mais divertida, colorida e única?

Uma boa embalagem pode ser fundamental na hora de convencer e cativar o cliente. Sendo que muitos acabam levando algum item principalmente por causa do cuidado e do capricho demonstrado na embalagem.

Está sem ideias para valorizar o seu artesanato? Então veja essas inspirações incríveis de embalagens criativas que trouxemos para você usar.

1 – Saquinhos de juta e tecido

Os saquinhos de juta ou de tecido são ótimas ideias de embalagem, que podem dar um ar mais rústico e único ao seu artesanato.

Para diferenciá-lo, você poderá apostar em outros itens, como flores, corações, colheres e, claro, uma etiqueta personalizada com o seu nome e telefone. A etiqueta é um item super importante na hora de conseguir novos clientes, pois se a pessoa usar o seu artesanato para presentear, quem o receber poderá entrar em contato com você encomendando outros itens, por exemplo.

Além disso, os saquinhos são peças bem simples de serem feitas, não tomam muito tempo e ficam bastante graciosas. Na maior parte das vezes, quem recebe um item com essa embalagem costuma guardar também o saquinho (que vira uma espécie de “presente extra”).

Contudo, essa embalagem não é muito indicada para os artesanatos mais frágeis, já que os saquinhos de juta ou de tecido podem não protege-los adequadamente.

2 – Embalagem com saquinho de pão

Os sacos de pão podem ficar bastante charmosos, se você se predispor a fazer alguns detalhes. Nesse caso, com cartolina (ou papel cartão) é possível construir os bichinhos que ajudam a deixar a embalagem bem mais charmosa.

Se você trabalha com artesanato infantil, como peças de feltro para os quartinhos de bebê ou tiaras de crianças, essas embalagens muito meigas com certeza vão conquistar as mamães – demonstrando todo o seu capricho e cuidado.

E o mais legal é que elas também são bem simples de fazer, já que você poderá montar vários “bichinhos” e deixá-los prontos, apenas incluindo na hora de fazer o embrulho.

Além dessa inspiração, também é possível variar, fazendo embalagens temáticas para o dia dos namorados e outras comemorações, por exemplo.

3 – Embalagem de coruja

As corujas estão com tudo e a maioria dos itens feitos com elas costumam vender bastante. Então, que tal aproveitar essa moda também para as suas embalagens?

Embora pareça complicada, essa ideia é bem simples. Você poderá usar aquelas caixinhas prontas de papel cartão e depois apenas personalizar com pedaços de cartolina, dando o formato da coruja.

O resultado é tão bacana que, com certeza, a maioria das pessoas que comprarem o seu artesanato irão também manter a embalagem.

E você ainda poderá variar, criando embalagens em outros formatos, como essa ideia:

➜ E-book
Gratuito!

Você quer ter um negócio lucrativo com artesanato? Clique aqui agora e DESCUBRA quais são os “5 Segredos de um Artesanato de Sucesso“!

4 – Embalagem com um botão

Os pequenos itens também podem ficar graciosos e diferenciados com um pouco de criatividade. Nessa ideia, foi usado um papel comum de presente, mas a delicadeza ficou por conta do botão e da linha.

Se você trabalha com artesanatos que envolvem corte e costura, essa embalagem pode ser ideal e dar um toque “a mais” até em itens mais simples, como um broche com flor de fuxico.

Perceba que para ter uma embalagem criativa você não precisará investir muito dinheiro, apenas ter ideias diferentes capazes de transformar os embrulhos simples em itens inusitados e de agregar valor ao seu trabalho.

5 – Embalagem para datas especiais

Datas especiais como a Páscoa, o Natal, o Dia dos Namorados, o Dia das Mães e dos Pais e até o dia das crianças são ótimos momentos para aumentarmos as vendas, não é mesmo?

Se você incluir uma embalagem estilizada, com certeza seus clientes ficarão ainda mais satisfeitos – e você poderá cobrar um pouco a mais pelo seu artesanato.

Mas, não precisa se preocupar, existem muitas opções de embalagens baratas e bem simples de fazer, mas que deixam o seu trabalho com uma cara diferente. Veja essa ideia que fácil: uma caixinha de ovos foi pintada e ganhou alguns detalhes que a deixou com a cara da Páscoa.

6 – Embalagem com jornal

Engana-se quem pensa que para ter embalagens criativas é necessário de muitos itens caros e de um longo tempo dedicado a elas. Na verdade, é possível reaproveitar muitos dos materiais que você tem em casa.

Nessa ideia, pedaços de jornal se transformam em saquinho super exclusivos para os mais variados tipos de artesanato. A finalização é feita com um pratinho de papel de renda (desses que você usa para os docinhos).

Além do jornal, você pode variar e fazer a embalagem com páginas de revista ou de livros já sem uso. Só fique atento para não colocar comidas ou outros itens artesanais que possam absorver o cheiro e as tintas do jornal.

7 – Embalagem em MDF

Dependendo do tipo de artesanato que você comercializa, pode ser bacana investir um pouquinho mais na embalagem e deixar o seu produto com aspecto mais profissional.

No caso da saboaria artesanal é comum o comércio de alguns kits (que podem ser montados por você ou pelo cliente). Nesse caso, oferecer uma embalagem bonita e adequada faz toda a diferença e valoriza o seu trabalho.

➜ E-book
Gratuito!

Você quer ter um negócio lucrativo com artesanato? Clique aqui agora e DESCUBRA quais são os “5 Segredos de um Artesanato de Sucesso“!

As caixinhas em MDF são ótimas opções nesse sentido, porque podem ser encontradas em tamanhos e formatos diferentes. Não se esqueça de colocar uma etiqueta bacana em cada um dos produtos, com informações também dos ingredientes (já que muitas pessoas podem ser alérgicas a determinados itens) e o prazo de validade.

Você viu quantas ideias bacanas de embalagens criativas?

Com elas fica muito mais fácil deixar o seu produto ainda mais profissional – e com um valor de venda ainda maior. Qual dessas ideias você mais gostou? Deixe-nos um comentário.

Descubra os Segredos para ter um Artesanato Lucrativo!

Clique Agora

Antes de você ir...
Que tal baixar a nossa Apostila GRATUITA com 10 Moldes de Corujas!?

Os moldes estão em tamanho real e prontos para impressão. Facilite o seu dia a dia!

Digite o seu melhor e-mail na caixa abaixo e clique no botão...
x