Home » Passo a passo como ampliar desenhos e moldes digitalizados utilizando impressora 1ª Parte

Passo a passo como ampliar desenhos e moldes digitalizados utilizando impressora 1ª Parte


Neste passo a passo (dividido em duas partes) vamos tratar de duas ferramentas que consideramos essenciais para aperfeiçoar e facilitar o nosso trabalho com artesanato: uma impressora e um computador!

Vamos utilizar os recursos de informática ao nosso favor, se temos eles a mão, vamos aproveitar.

Você tem aquele arquivo de um molde ou desenho super bacana e quer fazer uma almofada ou um patch aplique maior?

Aqui vamos aprender como ampliar moldes de patchwork ou desenho que você tenha para um formato de poster que terá o tamanho de 2 folhas de A4 x 2 folhas de A4.

Aqui partimos do princípio que você tem o ARQUIVO JÁ DIGITALIZADO em seu computador, se você tem uma página de revista ou algo impresso você pode digitalizá-los com um scanner.

OBS: Objetivo aqui é apenas tentar mostrar como ampliar moldes de patchwork ou um desenho digitalizado que você já tenha para uma tamanho de poster.

Neste primeiro exemplo partimos de um arquivo em .PDF, iremos abrir no nosso leitor padrão de .pdf e vamos imprimir. As impressoras Epson e Lexmark que eu testei tem esta opção de impressão de pôster, pode mudar um pouco o nome mas a função é a mesma.


Imprimindo poster e ampliando moldes usando impressora Epson

Estas telas são da nossa impressora, testamos e tudo saiu certinho.

como ampliar moldes de patchwork

Aqui vamos acessar a caixa de propriedades da nossa impressora Epson.

como ampliar moldes de patchwork

Na aba “Esquema de Página” marcamos a opção multi-páginas (nº 1) e definimos em quantas folhas A4 iremos ampliar (nº2): 2 folhas x 2 folhas, 3 folhas x 3 folhas e etc. Nó usamos 2×2 e isto faz dobrar o tamanho do nosso molde, ainda nesta tela clicamos sobre “definições do poster”…

como ampliar moldes de patchwork

Marcamos estas caixas abaixo para termos as guias de impressões que nos ajudam muito na hora de cortar e juntar o molde. Feito isto, dê os “Oks” necessários e vamos imprimir.

como ampliar moldes de patchwork

Se você ainda ficou com dúvidas veja este vídeo abaixo que fizemos é uma outra opção. Nele utilizamos uma imagem que tínhamos em arquivo e inserimos num arquivo de Word.


Imprimindo poster e ampliando moldes usando impressora Lexmark

Aqui você pode ver as configurações em uma impressora Lexmark, que testamos.

Fazendo poster com impressora LexMark 1

Clicamos em “Mais opções de layout de página”…

Fazendo poster com impressora LexMark 2

Deixamos marcadas as opções abaixo, feito isto é só dar os OKs necessários e imprimir.

Fazendo poster com impressora LexMark 3


Imprimindo poster e ampliando moldes usando impressora HP

Se sua impressora for uma HP ou de marca diferente e não tiver as telas que usamos de exemplo, você pode entrar nas propriedades, e percorrendo os menus da caixa de impressão você terá alguma opção como poster ou cartaz, que é a mesma coisa.

OBS: Procuramos uma solução universal que pudesse atender a todos, porém a HP parece ter parado de incluir a opção “poster” em suas impressoras domésticas, utilizei dois modelos diferentes e não encontrei. Não eram modelos novos, então fico esperando os comentários de quem tem impressora HP se ela ainda tem a opção poster.

Se a sua impressora não tem opção de “Poster ou Cartaz” oferecemos uma opção neste outro passo a passo de como ampliar moldes.

Aqui no computador terminamos, agora na 2ª parte deste passo a passo vamos montar o nosso molde.

CLIQUE AQUI PARA VER A 2ª PARTE!
Veja as duas partes do passo a passo para não perder nada