Se você é uma pessoa que ama artes plásticas artesanais, irá gostar de conhecer também a técnica de Decoupage. Neste post você vai aprender a Decoupage, os materiais ideais e onde ela pode ser aplicada.
De origem francesa, a técnica de decoupage derivada do verbo dècoupage (recortar), é a arte de cobrir uma superfície com recortes de tecido, jornal, papel e papelão em superfícies das mais diversas, tais como: molduras, móveis, papel e até mesmo gesso.
A técnica demanda criatividade e materiais coloridos, que provavelmente muito deles você tenha em sua própria casa. Porém, tenha calma e paciência para que o trabalho fique delicado e com o resultado adequado.
A Decoupage pode ser feita tanto para fins comerciais quanto para hobby, cada vez mais ela se torna popular e cobiçada entre as pessoas, pois apresenta um toque leve de sobreposições tornando um material simples em rebuscado. Um objeto que pode atualmente ser lixo em sua residência, será algo especialmente aproveitado na técnica de decoupage – é o reciclável que se torna um novo produto.
Na decoupage, ainda pouco explorada, uma alternativa de negócio são imagens de santos em gessos, que após a técnica aplicada torna a peça muito mais bonita e diferente do que as encontradas habitualmente em lojas, além de ser uma excelente opção de presente.
Dentre as opções de santos disponíveis no mercado você pode encontrar imagens de Nossa Senhora Aparecida, Santo Antônio, São Francisco, São Pedro, São Judas Tadeu, Cristo Redentor, Sagrada Família, Senhor do Bom Jesus, Santa Sara, São Miguel Arcanjo, entre outras.
Veja aqui mais opções de imagens em gesso.
Como Fazer a Decoupage em gesso
Lista de materiais:
- 1 imagem de gesso;
- Guardanapos de papel decorados (próprios para decoupage);
- 1 pincel fino;
- 1 pincel chato;
- 1 pincel médio macio;
- Termolina;
- Tinta acrílica nas cores marrom, rosa claro, cobre e dourada.
Passo a Passo
1 – Primeiro impermeabilize a peça com a goma laca e dê uma demão de tinta branca;
2 – Aguarde secar para depois então recortar o guardanapo com as mãos, retirar as duas películas e aplicar apenas a parte estampada sobre a peça.
3 – Com a ajuda do pincel, aplique a termolina sobre o guardanapo com movimentos suaves para que ele não rasgue. Depois disso, deixe secar e aplique o verniz fosco para a proteção. Veja como pode ficar lindo!
Como deixar a Decoupage sem rugas
O trabalho de decoupage demanda paciência, pois uma das partes mais delicadas é não deixar rugas e que a superfície aplicada fique lisinha. Primeiramente escolha o papel, etapa importante, pois há grande variedade de papéis no mercado.
Para Decoupage neste caso, escolha papéis mais finos, além de optar pela cola em gel que deve ser aplicada diretamente na superfície de sua escolha. Outro detalhe importante é utilizar rolinhos para tirar a umidade e o excesso de cola. Após estes procedimentos você poderá aplicar o papel e aplicar mais uma camada de cola com o rolinho.
Neste momento que surge o selador para dar o acabamento da decoupage, após a secagem do selador você poderá aplicar o verniz, somente após a secagem do selador (dica importante).
Agora que você aprendeu as principais características e técnicas da decoupage, poderá colocar a mão na massa e produzir um artesanato bonito e rebuscado, além deste método ganhar crescimento na procura de consumidores.
Este conteúdo foi produzido gentilmente pela Camila Napolitano, do site Via Lumina, que é é uma loja especializada em artigos religiosos católicos e foi criada para atender a toda comunidade. Siga a fanpage da Via Lumina.
Veja mais ideias de Artesanato em Geral:
Você precisa de mais ideias sobre Artesanato em Geral? Visite todos os nossos posts sobre Artesanato em Geral clicando aqui nesse link!