[ Valorize o seu artesanato ] 5 dicas simples para deixá-lo irresistível!

 Negócio Lucrativo com Artesanato: Este artigo faz parte da nossa série especial com dicas, sugestões e muita informação para você construir um negócio sólido com o seu artesanato. Se você perdeu algum artigo é só clicar aqui!

Quantas vezes, ao começarmos a trabalhar com artesanato, não somos desmotivados e temos que ouvir pessoas que não são da área nos dizendo que “artesanato não dá dinheiro”, “você nunca irá se manter só fazendo isso” e outras questões do tipo? Mas, ao mesmo tempo, quantas histórias motivadoras você não encontra de pessoas reais que largaram seus empregos “padrões” para viverem apenas do artesanato?

Diante de tantas informações contraditórias, pode ser difícil saber quem está correto, não é mesmo? A verdade é que o artesanato é um setor sempre aquecido. Dados do IBGE mostram que o artesanato é capaz de movimentar em torno de R$50 bilhões de reais em todo o país e empregar cerca de 8,5 milhões de pessoas.

➜ E-book
Gratuito!

Você quer ter um negócio lucrativo com artesanato? Clique aqui agora e DESCUBRA quais são os “5 Segredos de um Artesanato de Sucesso“!

Isso é muita coisa! Ou seja, contrariando o senso comum, podemos afirmar que o artesanato é uma fonte de renda lucrativa e que possui muito mercado. Mas, claro, como em todo negócio você precisará estar preparado para se diferenciar da concorrência e oferecer produtos únicos e de qualidade.

Por isso, é super importante que você saiba pensar como um empreendedor, agregando valor ao que produz. Independentemente do tipo de artesanato com o qual trabalhe, pense no que mais você poderia oferecer para aumentar o valor final do seu produto, a sua margem de lucro e ainda satisfazer o seu cliente com um item diferenciado?

Essa é a chave do sucesso. Quanto mais valor você agregar ao que produz, mais você terá de retorno e mais os seus clientes o notarão como um artesão diferenciado e com produtos de qualidade superior.

Parece difícil? Pois saiba que não é. Existem muitas pequenas ideias que você pode adicionar ao seu trabalho, valorizando-o mais e aumentando a sua margem de lucro. Ficou interessado? Então veja essas dicas que separamos.

Venda para os clientes certos

venda-para-os-clientes-certos

Blusa: Elo7

Nenhum negócio prospera sem os clientes, não é mesmo? Pense em um restaurante de comidas light. Será que ele conseguiria prosperar se tentasse vender os seus produtos para pessoas que não desejam emagrecer ou cuidar do corpo? Provavelmente não.

E com o artesanato é a mesma coisa. O que mais vemos são artesãos querendo vender os seus itens à pessoas que não querem compra-los. E, então o que acontece? Os seus produtos passam a ser desvalorizados, já que a clientela não vê nele o mesmo valor que você percebe.

Por isso, para fazer com que o seu artesanato seja mais valorizado é imprescindível que você saiba quem são os seus potenciais clientes e onde eles estão. Somente assim você poderá vender mais – e a um preço mais interessante.

Ah, mas como saber quem são os meus potenciais clientes? Pesquise e esteja atento. Faça uma busca pela internet e procure saber quem são os seus concorrentes e para quem eles estão vendendo. Pense em mercados relacionados, como os de casamento para as lembrancinhas ou as empresas de eventos.

Infelizmente não existe uma resposta padrão para isso. Cada artesão deverá buscar o seu público. É preciso que você tenha uma visão de mercado mais ampla e saiba compreender quem forma a sua clientela.

Lembre-se que por mais que a pessoa ame artesanato, ela somente dará valor aquele produto se ele oferecer algo para a vida dela. É preciso que ela valorize o trabalho manual e esteja em busca de itens que você oferece.

Atente-se a qualidade visual dos seus produtos

Qualidade visual dos seus produtos

Quadro Maternidade Coruja: Elo7

Seja sincero: quantas vezes você não comprou um produto somente pela embalagem, rótulo ou outro detalhe na forma e no design que lhe chamou atenção? Não adianta, a maioria das pessoas é visual e utilizam esse sentido na hora de definir o que comprar (ou não)!

Por isso, se você quer agregar mais valor ao seu artesanato é fundamental pensar na qualidade visual do que você está vendendo. E isso não está relacionado apenas a você desenvolver uma etiqueta legal para a sua marca, mas sim na própria confecção dos seus itens artesanais.

O design único poderá se tornar um diferencial do seu trabalho – e fazer com que ele valha mais.

Pense nos artistas modernos, por que um quadro de Romero Britto é vendido tão caro? Porque ele criou um estilo único, baseado em cores e formatos que diferenciam o trabalho dele. Independentemente de você gostar ou não, ele fez algo inusitado e que agregou mais valor ao seu produto final.

Este é um item importante e que você pode pensar em aplicar na sua realidade. Será que não existe nada na cor, no formato, na proporção ou na textura do que você produz que possa ser estilizado e transformar o seu produto em algo único?

Utilize uma matéria-prima diferenciada

Matéria-prima de qualidade

Saquinhos de tecido: Elo7

Produtos de qualidade superior (e assim vistos pela clientela) são vendidos com um valor maior. Dois vestidos com o estilo semelhante podem ser comercializados com valores completamente diferente se um for feito de seda e outro de chita, não é mesmo?

É preciso que o seu cliente compreenda do porquê do seu produto ser mais caro que o da concorrência. Se você trabalha criando brincos, por exemplo, usar alguns detalhes em ouro e prata fará com que o seu produto final fique mais caro, mas o cliente terá noção de que o material usado é superior e por isso ele poderá desembolsar mais pelo seu serviço.

Quanto mais fina for a matéria-prima com a qual você trabalha, mais valor terá o seu produto final.

Invista nas embalagens

Embalagem diferenciada

Kit Embalagem Pillow: Elo7

Novamente, lembre-se que as pessoas são visuais. Por isso, um produto que tenha uma embalagem mais diferenciada e única poderá ser vendido a um preço superior – e o cliente notará esse detalhe.

Além da embalagem ajudar a proteger o seu artesanato, ela ainda é capaz de comunicar uma ideia ou um valor característico do seu produto.

Se você produz sabonetes artesanais diferenciados e com formatos criativos, por exemplo, é importante pensar em uma embalagem igualmente criativa, para que tudo esteja em sintonia e melhore a percepção do seu cliente do valor do seu artesanato.

Tenha um produto único

Tenha um produto único

Kit Maternidade: Elo7

O mais importante e que resume tudo o que estamos dizendo durante o texto é: transforme o seu artesanato em algo único, que tenha uma vida própria e que fale por si.

Lembre-se que o artesanato é o seu negócio e a sua marca precisa ser diferente e sinônimo de desejo por muitas pessoas.

Novamente fazendo analogias, pense por que um Iphone é vendido a um preço superior do que um modelo semelhante de outra marca menos conhecida? Porque ela é uma empresa respeitada, que usa matérias-primas de qualidade e que já se firmou como uma marca capaz de transmitir inovação e criatividade. Quem tem um Iphone é visto como descolado e antenado nas novas tecnologias.

Essas características não são transmitidas apenas pelo design do produto, mas também pela identidade da marca e por todos os valores agregadas a ela.

➜ E-book
Gratuito!

Você quer ter um negócio lucrativo com artesanato? Clique aqui agora e DESCUBRA quais são os “5 Segredos de um Artesanato de Sucesso“!

Você não precisa ser uma Apple ou uma Coca-Cola da vida para agregar valor ao seu produto, mas pode pensar em maneiras de personalizar o seu trabalho fazendo com que as pessoas lhe procurem, seja pelo seu acabamento impecável, seja pelas suas peças criativas ou por outros diferenciais que fazem você ter destaque diante da concorrência.

Conclusão

Se você quer valorizar o seu artesanato, então precisa pensar como um empresário e buscar agregar itens de qualidade, que o diferencie e que o faça ser visto como algo único e que valha o investimento.

Gostou desse conteúdo? Então deixe um comentário pra gente!

Descubra os Segredos para ter um Artesanato Lucrativo!

Clique Agora